Resultados da pesquisa

As dúvidas mais comuns de quem quer adquirir o Primeiro Imóvel

Postado por Rio Imóveis RJ em 16 de abril, 2019
0
As dúvidas mais comuns de quem quer adquirir o Primeiro Imóvel

Ter um imóvel próprio é o sonho da maioria das pessoas. Para fazer o melhor negócio, é preciso muita pesquisa e saber exatamente que tipo de imóvel deseja comprar. Porém, quando finalmente chega o momento de conquistar este bem, surgem várias dúvidas que são decisivas para fazer a escolha certa.

Se você se sente preparado para realizar o sonho de comprar seu primeiro imóvel, mas ainda está cheio de dúvidas práticas, verifique todas as dicas da Rio Imóveis RJ e não hesite em realizar este sonho!

É melhor comprar um imóvel novo ou usado?

A resposta desta pergunta depende de cada caso individualmente, sendo muito importante as preferencias do comprador.

Comprar um imóvel usado pode ser um pouco mais barato, porém, em muitos casos ele precisa de reforma e nem todas as pessoas estão dispostas a encarar este trabalho extra.

Dependendo da localização, imóveis usados e mais antigos podem ter uma história associada, arquiteturas típicas e outros adornos que agradam compradores mais contemporâneos.

Em algumas cidades e bairros, a oferta de imóveis usados é muito maior que a de imóveis novos e isso também precisa ser levado em consideração. Um bom exemplo deste caso é a Zona Sul do Rio de Janeiro, onde a maioria dos apartamentos são antigos.

Ou seja, a compra de imóvel novo ou usado depende de sua preferência e das oportunidades do mercado.

Em que situações eu posso usar o FGTS na compra de um imóvel?

O FGTS pode ser usado na compra de imóveis nas seguintes situações:

  • O comprador não pode ter outro imóvel no mesmo município
  • O comprador precisa ter pelo menos 3 anos de carteira assinada (não precisa ser sequencial)
  • O comprador precisa morar ou trabalhar na cidade onde pretende adquirir o imóvel
  • O imóvel precisa ser residencial, destinado a moradia
  • O imóvel não pode ter sido adquirido por outra pessoa, com uso de FGTS, nos últimos 3 anos

Como eu faço um financiamento?

Caso você não tenha o valor total para uma compra a vista, você pode optar por um financiamento.

O financiamento pode ser feito através de diferentes bancos e irá variar de acordo com as regras de cada um, sendo que o valor do financiamento vai depender de sua renda mensal familiar e idade.

Para imóveis comprados na planta, algumas construtoras também oferecem outras opções de financiamento ou te ajudam a fazer contato com o banco, obtendo melhores taxas de juros e melhores condições de pagamento.

Portanto, antes de fazer um financiamento, pesquise bastante, busque por diferentes opções e opte pela menor taxa de juros possível.

Quanto custa fazer a documentação do imóvel a ser adquirido?

O principal documento do imóvel é a escritura. A escritura consta todo o histórico do imóvel, incluindo a transferência de uma pessoa para a outra. O preço para preparar a escritura varia de acordo com a localização e o cartório. Por isso, o mais prudente é se informar sobre estas despesas anteriormente a compra do imóvel.

Além disso, também é necessário pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis). O ITBI é um tributo municipal que deve ser pago quando ocorre um processo de compra e venda de imóveis. Como se trata de um tributo municipal, o valor varia de cidade para cidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, o ITBI é de 3% do valor do imóvel.

Portanto, se informe, calcule e faça uma reserva para cobrir estas despesas iniciais relativas a compra do seu imóvel.

É melhor comprar um imóvel pronto ou na planta?

A resposta desta pergunta depende da sua urgência para morar no imóvel e dos recursos disponíveis para a compra.

Se você precisa se mudar imediatamente, é melhor optar por um imóvel pronto. Porém, se você pode esperar um pouco e quer conseguir um melhor negócio, a melhor opção é comprar um imóvel na planta.

O imóvel na planta te permite um melhor planejamento da compra, além do conforto de morar em um lugar completamente novo onde você é o primeiro morador. Além disso, imóveis na planta geralmente são localizados em empreendimentos modernos e atraentes, repletos de facilidades, decoração de bom gosto e ótima infraestrutura.

Em locais onde a área urbana já está quase toda ocupada, a construção de empreendimentos mais modernos não é muito comum. Por isso, quando surge uma oportunidade de adquirir um imóvel na planta de um destes condomínios raros, já se sabe que trata-se de um excelente investimento! Este é o caso, por exemplo, dos imóveis vendidos na planta no Rio de Janeiro.

Outra vantagem muito importante do imóvel na planta são as condições mais favoráveis para financiamento. As construtoras costumam auxiliar os compradores de forma ativa e oferecem excelentes descontos após a avaliação de cada caso.

Dica Extra!!! Utilize seu carro na compra de seu primeiro imóvel!

Quer saber mais sobre como aproveitar seu carro e facilitar a sua compra? Acesse:

https://rioimoveisrj.com/2019/03/27/cada-vez-mais-imoveis-sao-vendidos-aceitando-carro-como-entrada/

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

  • Pesquisa Avançada

    R$ 0 para R$ 50.000.000

  • O JivoChat Ajuda Sites a Aumentarem seu Faturamento

Comparar Imóveis